Quantcast
Channel: Territórios em Rede
Viewing all 449 articles
Browse latest View live

Como encontrar informações do seu município no Núcleo de Inteligência Territorial do Sebrae

$
0
0

nit

Você sabia que o município de Santa Maria (RS) fechou o ano de 2013 com mais de 13 mil empresas optantes pelo Simples Nacional - 11% a mais em relação ao ano anterior? Esse é apenas um dos dados socioeconômicos que podem ser obtidos no Núcleo de Inteligência Territorial (NIT), uma ferramenta lançada pelo Sebrae que ajuda os gestores no planejamento municipal. Se você ainda não sabe como utilizar o NIT, veja um passo a passo que mostra como acessar o site e descobrir informações importantes do seu município. O vídeo tem cerca de 12 minutos e apresenta um passo a passo de todos os recursos disponíveis. O NIT é um sistema de indicadores municipais que reúne dados secundários socioeconômicos sobre os 5.570 municípios brasileiros. “Nossa ideia era mostrar como o sistema é simples e pode subsidiar não só gestores mas qualquer profissional de gestão e planejamento. Optamos pelo vídeo por ser mais atrativo do que um material por escrito. Quem colocou em prática aqui na UDT foi a nossa trainee Nadja Nahuv”, destaca a analista técnica da UDT, Karina Santos de Souza.

Com o NIT é possível realizar inúmeras consultas e comparações. O sistema disponibiliza dados de todos os 5.570 municípios. Também abrange quatro recortes territoriais compostos por: 558 Microrregiões do IBGE, 137 Mesorregiões do IBGE, 120 Territórios da Cidadania e 344 Escritórios Regionais do como encontrar informações do seu município no Núcleo de Inteligência Territorial do Sebrae Sebrae.

Em uma pesquisa na região Nordeste, por exemplo, é possível identificar que entre 2012 e 2013, o número de MEIs cresceu 29% no município de Mossoró (RN). Já sobre o quantitativo de empregos, em 2012, as micro e pequenas empresas contribuíram com 67% do total de empregos gerados nas empresas de Itabaiana (SE).

Se o assunto de interesse for a Lei Geral, existem informações que mostram em que 2014 a lei foi implementada em 30 municípios do Escritório Regional do Sebrae na Zona da Mata (MG).

Outro levantamento importante é sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) O município de Santarém, com um IDH de 0.6910, ocupa a quarta posição no estado do Pará. Belém, Ananindeua e Parauapebas ocupam as três primeiras posições.
De acordo com o gerente nacional de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, André Spínola, a ferramenta tem muito a contribuir com o planejamento, monitoramento e avaliação dos nossos projetos e ações, sem a pretensão de criar um indicador de desenvolvimento territorial. “O sistema abrange aspectos fundamentais para construção de um retrato municipal e territorial amplo e detalhado, do ponto de vista econômico, de forma a orientar a definição de estratégias e ações em prol do desenvolvimento territorial,” disse Spínola.

Para encontrar os dados do seu município, acesse www.nit.sebrae.com.br.

The post Como encontrar informações do seu município no Núcleo de Inteligência Territorial do Sebrae appeared first on Territórios em Rede.


100% de MEI de Garanhuns (PE) estão em seu banco de dados

$
0
0

pc

Meta dos agentes de desenvolvimento de Garanhuns (PE) para facilitar a troca de informações e o direcionamento políticas públicas, a inclusão de todos dos Microempreendedores Individuais (MEI) no sistema da prefeitura já é uma realidade. Há mais de um ano os profissionais empenham-se nessa tarefa.

“Ter 100% dos Microempreendedores no banco de dados da Prefeitura é fundamental para termos um panorama geral desses empreendedores, sendo possível planejar políticas públicas e ações direcionadas a este público, assim como incentivar a formalização de novas empresas”, destaca um dos agentes de desenvolvimento do município Geandré Nogueira.

Esta não é a única iniciativa do município com foco na informatização de assuntos relativos ao empreendedorismo. Em 2013, a Sala do Empreendedor organizou em um banco os dados das empresas ativas no município, divulgados pela Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) , para facilitar a consulta de informações sobre empresas. Confira aqui a matéria publicada no portal.

Fonte: Portal do Desenvolvimento

The post 100% de MEI de Garanhuns (PE) estão em seu banco de dados appeared first on Territórios em Rede.

Assista ao vídeo do hangout sobre as Mudanças na Lei Geral

$
0
0

pedro

Durante uma hora, na manhã desta quinta-feira, 28 de agosto, o Portal do Desenvolvimento Local transmitiu ao vivo uma apresentação sobre as mudanças na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, com interação online. Ela ocorreu na forma de hangout, uma espécie de videoconferência pela internet. Para quem perdeu ou deseja rever a transmissão, o vídeo está disponível na página de abertura do Portal. Basta clicar aqui.

O diálogo em vídeo foi conduzido por André Spínola, gerente nacional de desenvolvimento territorial do Sebrae, e Pedro Valadares, coordenador nacional da Rede de Agentes de Desenvolvimento. Ao vivo, eles esclareceram dúvidas que os espectadores enviaram pela internet.

Foi a estreia dessa ferramenta online no Portal, mais um recurso útil para a capacitação e atualização do usuário. A ideia é utilizá-la pelo menos uma vez a cada mês, com temas diferentes, todos importantes para a implementação da Lei Geral e o apoio aos pequenos negócios.

Fonte: Portal do Dsenvolviemnto

The post Assista ao vídeo do hangout sobre as Mudanças na Lei Geral appeared first on Territórios em Rede.

Programa-se para o 1º Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento no Rio de Janeiro

$
0
0

imagem2

Nos dias 16 e 17 de setembro, o município de Armação dos Búzios (RJ) vai sediar o 1º Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento. O objetivo é reforçar o engajamento e a qualificação das redes estaduais de Agentes de Desenvolvimento. O evento acontecerá junto do Seminário Internacional de Desburocratização.

Os encontros possibilitam que os agentes possam disseminar conhecimento, compartilhar instrumentos de atuação e realizar trocas de experiências. Os ADs foram criados a partir da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e atuam como articuladores e mobilizadores da aplicação da Lei Geral no município.

As atividades serão realizadas das 9h30 às 17h30, no Atlântico Búzios Hotel, localizado na estrada da Usina, número 294.

A programação e as inscrições serão divulgadas em breve.

image006

The post Programa-se para o 1º Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento no Rio de Janeiro appeared first on Territórios em Rede.

Artesãs quilombolas do Tocantins participam de Missão Técnica à Bahia

$
0
0

20140828103000_untitled

Evento terá palestra ministrada pelo Sebrae sobre as experiências com capim dourado no estado

Isabelle Bento, com colaboração de Lara Franco

Durante os dias 29 e 30 de agosto, artesãs de comunidades quilombolas dos municípios de Mateiros e São Félix participarão de missão técnica, promovida pelo Sebrae Tocantins, ao Seminário da Cadeia Produtiva da Piaçava, na cidade de Nilo Peçanha, na Bahia.

A missão tem como objetivo promover a troca de experiências entre as artesãs tocantinenses, que manejam o capim dourado e os artesãos baianos, que manejam a piaçava, uma vez que são fibras semelhantes. O intercâmbio faz parte de uma parceria com a comunidade Quilombola de Nilo Peçanha, que em 2013 esteve em Missão Técnica na região do Jalapão e convidou as comunidades quilombolas de Ponte Alta e Mateiros/ Mumbuca a visitar a comunidade de quilombola da Bahia.

Durante o seminário, o Tocantins também irá participar através de palestra ministrada pela organizadora da missão e analista do Sebrae, Celina Soares, que terá como tema “Experiências do Capim Dourado em Tocantins – Indicação Geográfica”. Este intercâmbio faz parte do projeto Território da Cidadania do Jalapão, que pretende trazer aos quilombolas do estado, além de experiências relacionadas ao artesanato, exemplos de aplicações da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas que poderão ser empregadas no Tocantins.

Território da Cidadania

O projeto Território da Cidadania tem a missão de contribuir para a estratégia de desenvolvimento e de redução das desigualdades socioeconômicas. No Tocantins, são atendidas oito cidades na região do Jalapão, em que produtores rurais, artesãos e microempreendedores individuais recebem atendimentos coletivos e individuais, conhecimento sobre a implementação da Lei Geral nos municípios.

Essas atividades tem a finalidade melhorar o ambiente para o empreendedorismo, possibilitando o aumento dos níveis de emprego e renda nesses municípios.

Fonte: ASN

The post Artesãs quilombolas do Tocantins participam de Missão Técnica à Bahia appeared first on Territórios em Rede.

Empreendedorismo e superação da pobreza são debatidos em Brasília

$
0
0

sssss

Sebrae Nacional e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome fazem balanço de parceria e discutem desafios da inclusão produtiva

Por: Luciana Barbo
sssss

Brasília – Há cerca de três anos, a baiana Jurema Ávila decidiu trocar a rotina de viagens que precisava cumprir como vendedora de eletrodomésticos pela máquina de costura. Mesmo já sendo beneficiária do bolsa-família há pouco meses, formalizou-se como Microempreendedora Individual (MEI) e, agora, está feliz com a escolha. “Consegui ficar mais perto do meu filho sem deixar de trabalhar”, ela diz.

Jurema é apenas um dos mais de 400 mil brasileiros que não se acomodou diante do benefício do governo. Essa e outras histórias de gente que está investindo no próprio negócio para melhorar a qualidade de vida poderão ser conferidas no evento Empreendedorismo e a Superação da Pobreza, que será realizado na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, nesta quarta-feira (24), a partir das 14 horas.

O Sebrae e o MDS farão um balanço da parceria que já dura três anos e que tem contribuído para a redução da pobreza no país, por meio do incentivo ao empreendedorismo.

No encontro, a instituição e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) farão um balanço da parceria que já dura três anos e que tem contribuído para a redução da pobreza no país, por meio do incentivo ao empreendedorismo. O evento terá início com uma apresentação do trabalho realizado junto a jovens do Bairro Santa Maria, em Aracaju, que participaram da amostra de microfilmagens e que estão sendo estimulados a apostar no empreendedorismo como instrumento de superação do contexto de pobreza nos quais estão inseridos.

Em seguida, o presidente do Sebrae, Luiz Barretto e a ministra do MDS, Tereza Campello, falarão no primeiro painel sobre os avanços alcançados com a parceria e os desafios que precisam ser ultrapassados.

A transformação de comunidades de baixa renda a partir do empreendedorismo é o tema do segundo painel, que contará com a presença de Preto Zezé, presidente nacional da Central Única das Favelas (CUFA), e de Carla Panisset (Sebrae/RJ), coordenadora do Programa de Desenvolvimento do Empreendedorismo em Comunidades Pacificadas.
Também estarão no evento o representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Jorge Chediek, além de outras autoridades e Agentes de Desenvolvimento, responsáveis por fomentar o empreendedorismo nos municípios.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 3243-7851
(61) 3243-7852
(61) 2104-2768
(61) 2104-2770
imprensa@sebrae.com.br

The post Empreendedorismo e superação da pobreza são debatidos em Brasília appeared first on Territórios em Rede.

Na Nova Zelândia, empresa é aberta em uma hora

$
0
0

Nova Zelândia

Por Pedro Valadares*

No dia 17 de setembro, aconteceu na cidade de Búzios/RJ o Seminário Internacional de Desburocratização. Lá ocorreu uma palestra de uma brasileira que trabalha para o New Zealand Companies Office, Caroline Moraes. O país ocupa a primeira colocação no ranking da Doing Business de melhores lugares para se fazer negócios.

Para visitar o site, clique AQUI

A Nova Zelândia é um modelo no que diz respeito à abertura e ao fechamento de empresas. Você consegue abrir (ou fechar) em apenas uma hora e tudo online. Dessa forma, resolvi fazer um pequeno resumo aqui para compartilhar com vocês como funciona o modelo deles.

Tudo começou quando o governo decidiu unir os quatro maiores ministérios em um só, formando o ministério dos negócios, empregos e inovação. O objetivo principal deles era aumentar a efetividade do atendimento ao cidadão e dar credibilidade aos sistemas. Atualmente, 90% dos serviços que o governo oferece são online. Eles têm algumas premissas:

• Ninguém pode ficar com problemas técnicos por mais de 24h;
• As respostas devem demorar no máximo 30 minutos.

Se esse tempo é excedido, o superior imediato pelo responsável pelo atraso recebe uma notificação.
Os preços cobrados são os seguintes:

• Reservar um nome para empresa – 10 dólares;
• Registrar a empresa – 150 dólares;
• Alterar dados – gratuito.

Equipe

Eles têm uma equipe de 64 pessoas e possuem o selo ISO 9001. Eles possuem um canal no Youtube,que ensina como utilizar o site. Eles têm um departamento de investigação de fraudes, que atualiza os dados dos cadastrados e já bloqueia aqueles que têm problemas na justiça.

Para acessar o canal clique AQUI

Para evitar problema com homônimos (pessoas com nomes iguais), no momento em que o cidadão está fazendo o registro da empresa e é identificado que o nome consta do cadastro do departamento de fraudes, aparece um aviso para ele confirmar ou negar que é a pessoa que está no cadastro. Se ele negar, pode continuar o processo de abertura de empresa normalmente, mas fica ciente de que sofrerá as sanções previstas em lei caso esteja mentindo.

Cadastro de empresas

Você pode pesquisar empresas por status (em processo de abertura, inativo, etc), por nome do sócio, por localidade, por nome do empreendimento entre outros. Atualmente, eles possuem 592.350 empresas ativas. O New Zealand Companies Office realiza 1.436.388 transações por ano. Desse total, 97% são totalmente online.

Além de abrir uma empresa, você poder fazer 22 outros registros online (abertura de ONG, conta bancária etc). Para todas essas operações, eles adotam o princípio do “um procedimento, um dia”. Isso quer dizer que nada pode demorar mais de 24h.

É importante lembrar que você não precisa autenticar nada, pois eles partem da premissa de que o cidadão é honesto. Isso funciona porque o sistema de investigação de fraudes e de punição é efetivo. Eles acreditam que a burocracia é antes de tudo um problema de organização.

Real.me

Para que as pessoas não tivessem que de criar diferentes logins e senhas para os vários sistemas do governo, eles adotaram o Real.me, que permite que você acesse todos os sistemas com uma só forma de identificação.

Para conhecer o sistema clique AQUI

New Zeland Business Number

Ao registrar a empresa, o empreendedor ganha um número, que é uma espécie de CNPJ. Esse número serve para qualquer órgão e nível do governo, em qualquer cidade do país. Ou seja, o empresário não tem de ter vários dados diferentes para cada lugar que ele vai.

One check

Na hora de escolher o nome da empresa, por meio de um software chamado One Check, o empresário já consegue ver se o nome foi registrado, se existe algum site com esse termo e se já há alguma patente. Isso evita confusões futuras.

Além disso, ele já pode registrar tudo de uma vez (nome da empresa, domínio na internet e patente). Para isso, ele precisa pagar uma taxa. Isso é feito diretamente no site por meio de cartão de crédito ou de débito.

Regularidade fiscal

Pessoas que têm débitos fiscais podem abrir empresas e resolver a situação fiscal depois. Ao final do processo online de abertura de empresa, você tem que concordar com o concent form. Você pode enviar online ou por fax. Quando vai por fax, um sistema envia direto para o site do New Zealand Companies Office, não gerando papelada.
Você pode baixar o certificado de registro da empresa, que já vem com um QR Code para dar mais segurança ao empresário.

NZAU

Eles criaram um aplicativo de celular que permite procurar empresas na Nova Zelândia e na Austrália.
Recadastramento anual

Eles fazem todo ano um recadastramento de todas as empresas, tudo online, claro. O empresário escolhe em qual mês quer fazer o recadastramento. É um processo bem rápido. Você só precisa confirmar suas informações e, se houver alguma alteração, ajustar os dados. Esse processo demora pouco mais de dez minutos, segundo eles. Para atualizar os dados, você tem de pagar uma taxa de 45 dólares.
Se o empresário demorar mais de três meses do prazo acordado para atualizar os dados, o governo inicia o processo de baixa da empresa.

Controvérsias

A maior controvérsia que rolou depois da palestra é que o modelo da Nova Zelândia não seria aplicável para países maiores como o Brasil.
Contudo, todos concordaram que qualquer estratégia de desburocratização deve ter a experiência neozelandesa como norte. Quem tem que tramitar, afinal, é a informação não o empresário.

* Analista da unidade nacional de desenvolvimento territorial do Sebrae e coordenador nacional da Rede de Agentes de Desenvolvimento

The post Na Nova Zelândia, empresa é aberta em uma hora appeared first on Territórios em Rede.

Últimos dias para inscrição na Maratona de Negócios Públicos

$
0
0

Marata-150x150

A Maratona de Negócios Públicos é um concurso de 3 dias, organizado pelo Sebrae e pela Confederação Nacional de Municípios, que tem como objetivo selecionar e aprimorar projetos inovadores de Agentes de Desenvolvimento, que visem fortalecer os pequenos negócios e promover o desenvolvimento econômico local.

Os participantes selecionados serão submetidos a um programa intenso, uma verdadeira maratona, incluindo módulos de capacitação, consultoria de especialistas e mentoria em gestão pública municipal. O programa culmina em uma experiência de apresentação dos seis melhores projetos para uma banca de avaliadores qualificada, composta por representantes de instituições ligadas ao desenvolvimento econômico local.

Os Agentes de Desenvolvimento que desejarem participar, deverão enviar um projeto e preencher o formulário de inscrição no portal: http://www.portaldodesenvolvimento.org.br/maratona/index.php

As inscrições vão até 10/10, sexta-feira.

The post Últimos dias para inscrição na Maratona de Negócios Públicos appeared first on Territórios em Rede.


SEBRAE/RS capacita professores em Pejuçara para fomentar o empreeendedorismo nas escolas

$
0
0

Ensino.Pejucara.1508

Um grupo de 33 professores da rede municipal de ensino de Pejuçara, na região Noroeste do Rio Grande do Sul, participaram recentemente do curso de capacitação promovido pelo SEBRAE/RS, qualificando-se para trabalhar em sala de aula como o projeto Jovens Empreendedores – Primeiros Passos (JEPP).

Estes professores estão preparados para multiplicar os conteúdos com a proposta do curso de acordo com cada um dos nove anos do Ensino Fundamental. “A ideia é de disseminar a cultura empreendedora, preparando crianças e adolescentes para o mercado de trabalho, seja seguindo carreira em uma empresa ou abrindo o próprio negócio”, destaca a gestora do Programa Territórios da Cidadania no SEBRAE/RS, Tangriane Forest. Pejuçara é um dos 34 municípios inseridos nesta ação da instituição do Território da Cidadania Noroeste Colonial.

Por meio do projeto, a disciplina de empreendedorismo será aplicada aos alunos do Ensino Fundamental, os quais serão incentivados a participar de atividades que fortalecem a capacidade empreendedora.

Para mais informações acesse: http://www.sebrae-rs.com.br/index.php/noticia/2306-sebrae-rs-capacita-professores-em-pejucara

The post SEBRAE/RS capacita professores em Pejuçara para fomentar o empreeendedorismo nas escolas appeared first on Territórios em Rede.

Consulta pública recebe sugestões para o eSocial das Micro e Pequenas Empresas

$
0
0

esocial-menor-620x275

Até 4 de novembro é possível enviar contribuições para a criação de um módulo específico do eSocial destinado às Micro e Pequenas Empresas (MPE). O eSocial é um projeto do Governo Federal que tem como objetivo coletar de maneira integrada informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias, fiscais e do FGTS. A proposta desta consulta pública é construir um modelo que facilite a rotina dos empresários e contadores, unificando o recolhimento de tributos e as obrigações que precisam ser cumpridas pelas MPEs.

Qualquer pessoa pode enviar opiniões e informações sobre a criação do eSocial voltado para as MPEs.

Para isso, é preciso acessar o endereço: www.governoeletronico.gov.br
(após um breve cadastro, clicar na aba "Consultas em Andamento" e realizar a contribuição)

The post Consulta pública recebe sugestões para o eSocial das Micro e Pequenas Empresas appeared first on Territórios em Rede.

Novo Portal do Desenvolvimento Local está no ar

$
0
0

porta

É com muita satisfação que anunciamos que está no ar o novo Portal do Desenvolvimento Local.

O portal é fruto da parceria do Sebrae com a Confederação Nacional dos Municípios e com a Frente Nacional de Prefeitos. Mais interativo, didático e moderno, o novo layout e as novas funcionalidades irão auxiliar a disseminar informações.

Vejam quais foram as principais mudanças:

Mais destaque para as notícias e mais interação
A página principal do portal tem mais espaço e foco nas notícias sobre o desenvolvimento local. Os comentários estão integrados à rede social Facebook, assim fica mais rápido comentar e compartilhar nossas notícias. O portal mostra, ainda, quais notícias foram mais lidas, mais comentadas e mais compartilhadas.

Mais destaque ao Fórum
O Fórum, espaço de perguntas sobre os principais eixos da Lei Geral, está mais simples, as últimas interações aparecem na página principal do portal. Qualquer usuário pode ter sua pergunta respondida por especialistas das áreas.

Publicações
A biblioteca do portal está mais organizada e agora apresenta uma ficha de informação sobre cada uma das publicações.

Experiências
Esse menu reúne os municípios que se destacam na implementação de políticas em prol do desenvolvimento local e conta suas histórias para inspirar novas.

Banco de Programas
Este banco apresenta Programas do Governo Federal e Linhas de Financiamento para que os municípios possam alavancar recursos para promover o desenvolvimento. A intenção é reunir informações e dados importantes para auxiliar a gestão pública a conhecer as oportunidades para apresentar projetos que impulsionem seus municípios. O banco traz ainda o contato dos órgãos federais para auxiliar os gestores públicos.

Menu Sala do Empreendedor
Os responsáveis por esses locais terão acesso a um espaço restrito para poder inserir as informações e dados sobre os atendimentos e trabalhos realizados na Sala. Além disso, os endereços das Salas estarão disponíveis a todos usuários.

Tira Dúvidas
Reunimos as perguntas mais frequentes sobre desenvolvimento local e colocamos no Tira Dúvidas. É possível pesquisar por palavra-chave ou por tema.

Newsletter
Espaço para conhecer os Boletins do Desenvolvimento Local e para se cadastrar para receber quinzenalmente as informações sobre ações no país inteiro.

Rede de Agente de Desenvolvimento
Os Agentes de Desenvolvimento agora podem ter perfis no portal. Eles poderão enviar notícias, documentos, mensagens. Terão acesso aos certificados dos eventos que participarem e poderão favoritar publicações e conteúdos de seu interesse.

Rede de Prefeitos Empreendedores
As notícias dos municípios voltados aos prefeitos estão reunidos nessa área para auxiliar os gestores a melhorar seus municípios.

Fórum dos Secretários de Desenvolvimento
Informações e notícias sobre o Fórum de Secretários, além da indicação do que eles estão lendo e comentando.

Como vocês sabem, os canais desenvolvidos pela UDT Nacional são de todos. Por isso, nós contamos com vocês para seguir aprimorando nossa redes. Todas as sugestões e críticas são sempre bem vindas, pois queremos continuar melhorando nosso portal.

Sejam muito bem vindos e agora é só navegar! http://www.portaldodesenvolvimento.org.br/

Assista o vídeo!

The post Novo Portal do Desenvolvimento Local está no ar appeared first on Territórios em Rede.

Participe do Seminário de Desenvolvimento Econômico e Inovação – Litoral do Paraná

$
0
0

Captura de Tela 2014-10-09 às 21.17.36

O Sebrae/PR participa mais uma vez da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2014, com o objetivo de promover a difusão da inovação e de orientar sobre a importância da inovação e de sua implantação para a competitividade das micro e pequenas empresas e dos produtores rurais paranaenses.

Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social é o tema da 11ª edição da SNCT, que acontece este ano no período de 13 a 19 de outubro em diversos municípios do Estado do Paraná.

Dentro da programação, acontecerá o Seminário de Desenvolvimento Econômico e Inovação que será realizado em Paranaguá e Matinhos nos dias 14 e 16 de outubro, respectivamente.

Confira a programação!

The post Participe do Seminário de Desenvolvimento Econômico e Inovação – Litoral do Paraná appeared first on Territórios em Rede.

Seminário de Inovação e Desenvolvimento em Alegre/ES no dia 17 de outubro

$
0
0

Captura de Tela 2014-10-10 às 23.40.00

No dia 17 de outubro o acontecerá em Alegre/ES o Seminário de Inovação e Desenvolvimento como parte integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O evento é uma ação do projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial do Sul Caparaó, sendo desenvolvido nos 12 municípios da região.

As inscrições serão realizadas no local do evento. Participe!

sem

The post Seminário de Inovação e Desenvolvimento em Alegre/ES no dia 17 de outubro appeared first on Territórios em Rede.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em AL

$
0
0

Captura de Tela 2014-10-10 às 23.15.03

De 13 a 17 de outubro o Sebrae AL realizará a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com o tema Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Sócio Econômico.
Será uma oportunidade para conhecimento da cultura de inovação e práticas tecnológicas, e também para o desenvolvimento empresarial e social.

Destaque para dois territórios impactados por grandes investimentos de AL:

- Arapiraca e Igaci impactados pela Mineração Vale Verde;
- Penedo e Coruripe, impactados pelo Estaleiro do Nordeste S/A – ENOR.

Confira a programação e participe!

Programação.SNTC.AL

The post Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em AL appeared first on Territórios em Rede.

Mutirão Empreendedor no Bairro Santa Maria em Aracaju

$
0
0

se

Empreendedores poderão participar do Primeiro Mutirão do Bairro de Santa Maria. O evento acontecerá entre os dias 17 e 19 de outubro, das 9h às 17h, na Rua A em frente ao Banese. Os participantes terão a oportunidade de assistir palestras, participar de oficinas e poderá tirar dúvidas sobre gestão de pequenos negócios, tributos, boletos fiscais e outras informações de interesse dos empresários e futuros empreendedores. Além de prestar orientação empresarial gratuita, os técnicos do Sebrae e das instituições parceiras estarão informando e assessorando as pessoas que já possuem um negócio, mas ainda não são formais, a se tornarem Micro Empreendedor Individual – MEI.

Outra ação interessante é a realização das oficinas SEI que acontecerão durante os três dias do Mutirão. Elas abordarão temas como SEI Controlar Meu Dinheiro, SEI Empreendedor, SEI Comprar, SEI Planejar e SEI Vender.

Além da equipe do Sebrae estarão participando do mutirão representantes de Bancos, Ceape, INSS, Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, Corpo de Bombeiros, FUNDAT, Secretaria da Fazenda Estadual e Municipal. “São colaboradores das principais instituições envolvidas com o processo de formalização do Microempreendedor Individual, tudo para facilitar a vida do empreendedor”, destaca Lauro Vasconcelos.

O Mutirão do Empreendedor faz parte das atividades executadas pelo Projeto Desenvolvimento Econômico na Região Metropolitana de Aracaju – Bairro Santa Maria, coordenado pela Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae. Trata-se de um dos cinco projetos do Sebrae pelo país que buscam promover o desenvolvimento econômico territorial em regiões urbanas de baixa renda.

Fonte: Ascom Sebrae

The post Mutirão Empreendedor no Bairro Santa Maria em Aracaju appeared first on Territórios em Rede.


O Desenvolvimento Territorial Sustentável a partir da Escala Local

$
0
0

Captura de Tela 2014-10-18 às 18.53.40

Durante os últimos 25 anos foram manifestados diversos processos de descentralização de competências em direção a níveis subnacionais e supra nacionais, em diferentes âmbitos geográficos e políticos.

Este processo fez emergir com força um âmbito de governança que havia sido pouco escutado até então: “o local”. Foram países com democracias maduras que iniciaram as primeiras manifestações, onde as sociedades adquiriram o direito de assumir uma função ativa sendo protagonistas do processo político e de tomada de decisões estratégicas.

Este assunto é tratado no artigo “O Desenvolvimento Territorial Sustentável a partir da Escala Local” elaborado por Joan Noguera Tur, publicado na na "Revista de Desenvolvimento Econômico Territorial".

Confira aqui.

The post O Desenvolvimento Territorial Sustentável a partir da Escala Local appeared first on Territórios em Rede.

5 bons motivos para aderir ao Simples

$
0
0

bruno-quik_carga-tributaria-2013

No dia 7 de agosto de 2014, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei Complementar 147/2014 (PLC 60/14) que universaliza o Supersimples – sistema de tributação diferenciado para as micro e pequenas empresas que unifica oito impostos em um único boleto e reduz, em média, em 40% a carga tributária.

A lei passa a vigorar a partir de 1 de janeiro do ano que vem e deve beneficiar mais de 450 mil empreendimentos. Pedimos ao Gerente de políticas públicas do Sebrae, Bruno Quick, listar cinco bons motivos pelos quais vale a pena aderir ao Simples. Ouça o podcast e descubra as vantagens para a sua empresa.

Confira o depoimento de Bruno Quick, Gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae: http://goo.gl/9IpmFc

Fonte: Revista PEGN

The post 5 bons motivos para aderir ao Simples appeared first on Territórios em Rede.

A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa como instrumento para o desenvolvimento econômico local

$
0
0

Captura de Tela 2014-10-20 às 21.42.28

A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (LC123/2006) é muito mais que uma simples legislação.
Ela é um instrumento de promoção do desenvolvimento econômico local. Por meio das compras públicas, da desburocratização, do incentivo à inovação e à desoneração dos pequenos negócios, a Lei contribui para gerar emprego e renda e para criar um ambiente legal de incentivo ao empreendedorismo.

Assista o vídeo e saiba mais: http://goo.gl/yQSBcq

The post A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa como instrumento para o desenvolvimento econômico local appeared first on Territórios em Rede.

Missão do Sebrae Nacional em Manaus para conhecer Projetos de Desenvolvimento Territorial

$
0
0

Captura de Tela 2014-10-23 às 10.59.43

Uma missão do Nacional esteve em Manaus, no Amazonas, para conhecer a realidade de comunidades atendidas pelos projetos de desenvolvimento territorial do Sebrae. O grupo embarcou de Brasília no dia 14 de outubro e contou com a presença de colaboradores de diversas unidades. São eles: Manoela Alexandre (UGP), Thiago Rosas (UMC), Ivana Lima (UARI), Larissa Meira (Presidência), Maysa Gonzaga (UTIC), Bruno Barros (UGE), Bruno Cândido (SEGER) e Karina Souza (UDT). “Queremos mostrar como é a atuação do Programa Nacional Sebrae nos Territórios da Cidadania para colegas de unidades que nos auxiliam na gestão interna, dando oportunidade para eles interagirem com empresários atendidos pelo Sebrae e também com gestores públicos que lidam com a implementação da Lei Geral”, afirma o gerente-adjunto da UDT, Augusto Togni, que acompanhou a equipe.

Responsável pela organização de eventos internos e externos no Nacional, a colaboradora Ivana Lima recebeu o convite da UDT como um presente. “Creio que essa visita é muito importante para entendermos como é o trabalho do Sebrae na prática. É muito gratificante ver que um evento que realizamos aqui pode influenciar a vida de muitas pessoas pelo país”, analisa.

Para Bruno Cândido, a iniciativa pode servir como exemplo para outras unidades, para que as pessoas que lidam com a parte administrativa possam vivenciar o atendimento e os resultados obtidos pelos pequenos negócios. “É uma ótima oportunidade de ficar cara a cara com o cliente, de conversar com os parceiros e saber o que eles esperam da instituição”, afirma o analista, que tem 18 anos de casa.

A agenda de trabalho incluiu reunião com o prefeito do município de Presidente Figueiredo com visita à Sala do Empreendedor, além de conhecer o trabalho do Agente de Desenvolvimento e empreendimentos que receberam atendimento do Programa Negócio a Negócio. Os integrantes da missão também visitaram oito comunidades ribeirinhas que o Sebrae está desenvolvendo diagnósticos com foco nas vocações produtivas existentes na região.

The post Missão do Sebrae Nacional em Manaus para conhecer Projetos de Desenvolvimento Territorial appeared first on Territórios em Rede.

Maratona de Negócios Sociais – Rio de Janeiro e Santa Catarina

$
0
0

maratona

Fique atento aos prazos da Maratona de Negócios Sociais. Empreendedores do Rio de Janeiro podem se inscrever até o dia 26 de outubro. Já os empresários de Santa Catarina têm até o dia 12 de novembro.

Promovida pelo Sebrae, a competição é destinada a pessoas que tenham um negócio em funcionamento ou uma ideia que tenha como foco o impacto social. Os competidores podem sair com uma boa proposta de aceleração ou investimento no negócio.

Para inscrições e mais informações, acesse: http://goo.gl/aAYClf.

The post Maratona de Negócios Sociais – Rio de Janeiro e Santa Catarina appeared first on Territórios em Rede.

Viewing all 449 articles
Browse latest View live




Latest Images